Tuesday, January 31, 2012

O Tal Inimigo

Eu o vi de longe. Alguém apontou e disse: Aquele é o seu inimigo. É ele quem mais te odeia no mundo. E eu, que nunca o havia visto na vida, senti de repente um respeito inesperado por aquele homem, uma curiosidade inexplicável, como se ninguém no mundo me conhecesse mais do que ele. Preciso falar com essa criatura, preciso conhecê-lo de perto. Os meus amigos ficaram atônitos, como se eu tivesse dito a pior insanidade, como se fosse preciso me amarrar em algum lugar, me impedir de qualquer atitude estúpida. Você espera que ele mude de opinião a seu respeito? Esse homem  é capaz de qualquer coisa para te ver morto. E então, uma vez mais, eu tive a sensação de estar diante do encontro mais importante da minha existência. Não se deve ignorar jamais alguém que lhe odeia com tanta paixão. Ninguém havia me tido tanto valor antes. Aquele estranho nutria ódio tão profundo por mim, que estragaria todo o curso de seu destino para me ver morto. Qual é o seu nome? O que faz da vida? Meu inimigo era minha nova obsessão. Eu passaria minhas últimas horas ao seu lado em uma longa conversa, que revelaria, quem sabe, tudo o que eu jamais suporia sobre mim.

Atravessei o salão decidido. Eu estava tão certo, que não pestanejei um único segundo. Ele me olhava de longe inquieto, procurou na bainha o revólver e certificou-se de que estava tudo pronto para quando precisasse. Eu parei a um metro dele: seus traços cansados, uma dignidade no olhar que eu não havia encontrado nem no mais querido amigo. Então, lhe estendi a mão, olhei fundo nos seus olhos: Senhor, é um enorme prazer conhecê-lo, mas antes que atire, preciso de verdade fazer umas perguntas.

1 comment:

Anonymous said...

como eu te amo, por você facilitar tanto ao traduzir tudo isso pra mim e por todos nós.